Eco Mind
À conversa com... a Bekoffee

1. Quem é o Hector?
Sou um engenheiro e artesão de 32 anos que gosta de bons desafios e de muita natureza.
Sou Formado em Engenharia de Materiais, trabalhei alguns anos na indústria metalomecânica e após um convite do professor Fernando Duarte da Universidade do Minho ajudei a criar um novo material feito de resíduos de café. Como gosto de desafios, decidi não só ajudar a criar esse novo material, mas também a criar objetos úteis e uma marca que fosse um diferencial nos segmentos dos acessórios de moda e decoração. Assim nasceu a BeKoffee.
Sou artesão certificado, uma vez que o processo produtivo da BeKoffee é artesanal. A produção artesanal é a forma mais sustentável de produção. 2. Como surgiu a BeKoffee?
A BeKoffee surgiu da curiosidade de um professor Universitário e da perseverança de um engenheiro que decidiram valorizar resíduos muito abundantes, os resíduos de café. A ideia de valorizar resíduos e a produção de materiais com fibras naturais não é algo novo e foi pensando nesses segmentos que surgiu a ideia de aproveitar as borras de café como base para um novo material.
A ideia começou como pequenos trabalhos de investigação no departamento de engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, realizados pelo professor Fernando Duarte e seus alunos. Transformou-se numa empresa, após a minha entrada em 2017. As caraterísticas distintas do novo material, bem como todo o seu potencial para criar objetos únicos, foram a força impulsionadora do projeto. A combinação do material com a minha criatividade e os conhecimentos em processos de produção e de transformação permitiram criar acessórios de moda e decoração com uma estética e aroma especial. 3. Como é o processo de criação desde o primeiro esboço até à última fase do processo? Porque se consideram mais sustentáveis?
O processo de criação é divido em três partes: a produção do material, a criação do design do produto e por último a sua produção.
A produção do material começa com a recolha das borras de café. Estas são secas para remover o excesso de água presente, pois se não se não for removida, pode danificar a nossa matéria prima. Após a secagem, o material é misturado com um polímero por processos mecânicos para criar assim um novo material. A esta mistura do polímero com o café designamos de compósito. Este é então armazenado para posterior transformação.
A segunda parte do processo é a criação do design do produto. Esta etapa começa com a ideia base do produto a criar e depois passa pela fase de recolha de ideias e posterior criação do projeto. Após a criação do desenho da peça a produzir são feitos os primeiros testes para verificar se as dimensões e formas estão bem ajustadas e se a peça realizada corresponde à ideia. O protótipo é criado e todos os ajustes são feitos ao mesmo, passando assim para o protótipo final. Estando aprovado o modelo final o produto passa para produção.
A terceira e última parte do processo é a produção. A produção começa com a criação de placas feitas a partir do nosso compósito. Estas placas depois são cortadas, lixadas, gravadas, polidas e limpas para posterior montagem. Após a montagem obtemos o produto final.
Grande parte deste processo de produção é artesanal e esta certificado pela CEARTE como unidade artesanal. 4. Quais são os desafios de gerir uma marca que deseja ser cada vez mais sustentável?
Ser sustentável acarreta muitos custos e as pessoas não estão preparadas para valorizar o que é mais sustentável e ecológico. As pessoas têm uma noção errada sobre sustentabilidade e sobre valorização de resíduos. Existe uma ideia generalizada que se é um produto é feito de resíduos têm de ser algo barato. Esta ideia falsa esquece todo o trabalho que está por detrás da valorização dos resíduos e todos os processos necessários para a sua transformação. Estas ideias são obstáculos para o crescimento de projetos como a BeKoffee.
Entre os desafios de uma marca como a BeKoffee temos a adaptação constante dos processos produtivos e na adaptação dos seus produtos às necessidades do seu público.
Outro desafio está presente na situação socioeconómica mundial que tende a colocar nas pequenas empresas uma grande pressão.
5. Como vês a Bekoffee daqui a 1 ano?
Esperamos continuar o nosso crescimento sustentável e constante e poder aumentar a nossa abrangência a nível internacional. Esperamos atingir um público maior e diversificar em materiais e produtos.