• Eco Mind

A História do Café


Retirado de: https://bekoffee.com/sobre-nos/


A história mais conhecida sobre a descoberta do café outorga a descoberta das propriedades do café a um prior de um mosteiro cristão. Um pastor de cabras que habitava perto do mosteiro, de nome Kaldi, apercebeu-se de que os animais, após terem ingerido “uma certa planta”, ficavam em grande agitação reduzindo o período de sono. O prior foi informado do facto e certificou-se do mesmo utilizando os grãos dessa planta para fazer uma decocção que serviu aos seus monges, os quais, graças a ele, ficavam mais despertos durante os ofícios religiosos noturnos.



O café é uma parte integrante da cultura mundial existindo muitos aspetos sociais para beber café. Desde a "pausa para o café", que oferece um tempo de descanso e de boas-vindas no trabalho, ou uma ocasião para que amigos e familiares convivam.


O café é cultivado em cerca de 70 países, sendo o Brasil o maior produtor do mundo de café com 40% do total. O Vietnam é o segundo maior produtor de café do mundo, representando 16% da produção global.


A Europa tem o maior consumo de café per capita do mundo. A União Europeia consome 2,5 milhões de toneladas de café por ano, o que equivale a 4 quilos de café torrado por habitante por ano. Portugal encontra-se acima da média, com um consumo de 4,4kg de café.


A Etiópia é o maior produtor de café da África. Os 1,2 milhões de pequenos agricultores da Etiópia contribuem com mais de 90% da produção.


O café é apreciado mundialmente e é um dos componentes mais pesquisados da dieta. Em geral, as pesquisas indicam que o consumo prudente de café pode ser parte de uma dieta saudável e equilibrada para a população adulta em geral e pode conferir benefícios para a saúde.


Equipa Bekoffee