• Eco Mind

Entrevista Bekoffee

Como surgiu a ideia para a criação do projeto?


A ideia da criação da Bekoffee surgiu do trabalho de investigação do professor Fernando Duarte, do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho. O gosto pelo café e o interesse no desenvolvimento de novos materiais, mais sustentáveis, levou ao início de um projeto de investigação que permitiu criar vários materiais com base nas borras do café. A Bekoffee nasce quando decidimos transformar esses materiais em produtos. Entre os produtos da marca podem encontrar acessórios de moda e de decoração lar, sendo que estamos a fazer um trabalho contínuo, tanto na pesquisa de novos nichos de mercado, como no desenvolvimento de novos materiais que tenham por base as borras de café.


Qual é a importância da vossa marca para a sustentabilidade do planeta?


A nossa marca tenta ser o mais sustentável possível através das matérias primas e dos processos produtivos. Trazemos sustentabilidade através da valorização das borras de café, resíduo que na sua generalidade pararia num aterro sem qualquer valorização. Também desenvolvemos materiais que são recicláveis e/ou biodegradáveis e tentamos que o processo produtivo tenha desperdício zero, introduzindo os resíduos da produção novamente no processo produtivo. Com estas pequenas ações, conseguimos reduzir o nosso impacto no meio ambiente e dar ao cliente final opções mais sustentáveis a nível de produtos.


Guie-nos um pouco pelo processo de produção.


O nosso processo produtivo começa com a recolha das borras de café. Estas borras de café são secas e depois misturadas através de processos industriais com um aglomerante (cola). Após a mistura obtemos um novo material que é designado de material compósito. Este material é então transformado em produtos através de processos de corte, modelagem, compressão, lixamento e acabamento. Grande parte destes processos são manuais e com um carater artesanal, pois queremos que cada peça seja única e especial.


Onde arranjam a matéria-prima (borras de café) para a produção?


As borras de café são recolhidas localmente em cafés, bares e restaurantes.


Porque é que as pessoas devem comprar a vossa marca, o que vos distingue?


Cada produto Bekoffee é distintivo pelo material utilizado na sua produção, pela forma que é feito, bem como pela inspiração e pelo seu design. Criamos produtos com design próprio inspirado nas tradições e cultura de Portugal e do Mundo. Oferecemos ao cliente final um produto com uma história muito própria e que é sempre acompanhado por um cartão descritivo da sua inspiração, desta forma oferecemos um pouco de cultura com cada produto.


Onde é que as pessoas vos podem encontrar (digital e presencialmente)?


www.facebook.com/bekoffee18/

www.instagram.com/bekoffee18/


De momento não temos loja física, mas temos diversos parceiros ao logo do país, nas nossas redes poderão encontrar algumas informações.



Bekoffee

https://bekoffee.com/

Posts recentes

Ver tudo

"Sabemos que, tal como nós, existem centenas de outros projetos a querer fazer mais pelo planeta. Fomos ter com eles para saber mais sobre o que os move e o que podemos deles esperar. Uma vez por sema